Um laboratório de vida mais sustentável

10-PanBaSa

As aventuras do projeto EarthCode em busca de um futuro intencionalmente sustentável nos guiou a lugares incríveis. Enquanto desbravávamos a natureza e participávamos de mutirões, construímos, plantamos e colhemos. Organizamos exibições fotográficas e conferências. Criamos e co-criamos sonhos e movimentos. Um desses movimentos chama-se CASA (Conselho de Assentamentos Sustentáveis das Américas). Saiba mais:

http://www.youtube.com/watch?v=YibPwo2Dpwg&feature=BFa&list=ULAZiRbQ_hWtk

Após 33 meses de aventura identificando estilos de vida sustentáveis de grupos familiares, ecovilas, tribos indígenas, cidades em transição e comunidades afines, reunimos mais de 3 terabytes de material áudio-visual, coletamos dados primários incluindo entrevistas e investigações in loco e deixamos muitas pegadas positivas através da nossa participação nas atividades comunitárias.

Para isso, fomos implementando algumas ferramentas importantes para chegar a uma espécie de “quociente sustentável” que pudesse quantificar os dados diretos e qualificar algumas das informações mais sutis que seguimos descobrindo. Isso nos permitiu criar um banco de dados contendo informações sobre assentamentos sustentáveis ​​em países sul-americanos como Brasil, Argentina, Chile, Bolívia, Peru, Equador e Colômbia e na Austrália.

 

“PAN-BA’SA – DE TODOS, PARA TODOS”

Este ano de 2012 começou com a criação de Pan-Ba’sa, um documentário de 60 minutos sobre uma reunião visionária, um laboratório de vida mais sustentável. Em parceria com a Urantia TV, Pan-Ba’Sa é uma produção independente sobre o “Llamado de la Montaña”, um encontro experimental que propõe uma visão holística para desfrutar de uma vida mais positiva na Terra e contrasta com a realidade social encontrada no lugar onde se realizou – Cauca, a região mais conflituosa da Colômbia.

Traduzido do povo indígena NASA, localizado na mesma região, Pan-Ba’Sa significa “de todos, para todos” e o documentário sugere, através de uma metodologia chamada “Conselho de Visões”, uma resposta direta às crises que o nosso planeta enfrenta.

Esta metodologia está inter-relacionada com dez sessões autônomas nas seguintes áreas: educação, jovens, redes & movimentos sociais, ecologia, ecoaldeias, economia, saúde & sanação, espiritualidade, arte & cultura e nova era (movimento noosférico).

477 pessoas de 26 países experimentaram conviver por 7 dias como a sociedade que visionamos ser. Entre os resultados desta convivência estão os entrelaces de movimentos conscientes como CASA (Conselho de Assentamentos Sustentáveis das Américas), a presença de crianças e jovens que crescem com essa consciência e a convivência harmônica entre grupos étnicos e coloniais – além da sensação de termos saído com o espírito renovado para abrigar a nossa casa interior.

Veja o documentário aqui:

Para um planeta mais sustentável,

Henny Freitas

Comments

  • Mari

    que demais! Bela escrita com o conteudo mais bonito ainda! Congrats!
    como fazemos pra ter acesso ao documentario?
    beijos mil

  • Harmonia

    Que bom que estão de volta! Senti a falta de vocês.
    Wow, que incrível essa iniciativa do Panbasa. Estou louca para ver o documental!
    Sorte com as projeções… Estarei atenta a possibilidades!!!
    Bem-vindos a casa novamente!!!

happy wheels